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PIBID/UNIFASF: Fazendo Ciência na Docência

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Elevar a qualidade do ensino publico, contribuir para a formação inicial de futuros professores de Ciência Naturais, estreitar a relação escola-universidade e produzir conhecimento a partir da experiência dos professores em sala de aula: eis alguns dos objetivos do subprojeto "Fazendo ciência na docência: a popularização das ciências num contexto de diversidade social, cultural e educacional" da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus de Senhor do Bonfim/Ba, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (Seme) da mesma cidade.

Para tanto, três escolas municipais foram selecionadas por conta da peculiaridade de cada uma delas: a Escola Municipal Cândido Félix Martins foi escolhida por está localizada na periferia da cidade, com uma comunidade carente de bens materiais e ações voltadas para atender as suas necessidades. A Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda, localizada no distrito de Missão do Sahy, está inserida em uma comunidade remanescente de um antigo aldeamento indígenas, fundado a  mais de três séculos. A terceira escola foi a Escola Municipal de Primeiro Grau de Tijuaçu, situada em uma localidade remanescente de quilombolas, apresentando uma grande riqueza sócio-cultural. Então pergunta-se: como ensinar significativamente ciências num contexto sócio-cultural tão diversificado destas escolas? Como os conteúdos curriculares interagem com o saber espontâneo/tradicional dos alunos?

É justamente aqui que o subprojeto prevê a participação dos professores de Ciências Naturais, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, das escolas participantes do projeto. Eles terão a oportunidade de, juntamente com licenciandos em Ciências Naturais da Univasf, bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), investigar os diferentes aspectos que envolvem o ensino-aprendizagem em ciências a partir de um contexto tão diverso. E também de produzir materiais didáticos e conhecimento científico a partir de cada realidade vivenciada pelos estudantes das escolas.

Espera-se que com ações de diagnóstico e intervenção, haja um incremento na formação inicial dos licenciandos e na formação continuada dos professores das escolas parceiras bem como de seus alunos. Além disso, pretende-se ampliar o debate em torno da docência em ciências (com a realização de um fórum como culminância do subprojeto) e a elevação da qualidade da escola pública no Município de Senhor do Bonfim.

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