Páginas

Projeto Memórias de Tijuaçu



Foram iniciadas na Escola Municipal de 1º grau de Tijuaçu as atividades contextualizadas que fazem parte do projeto “Memórias de Tijuaçu”. Na sétima série o assunto trabalhado é sistema nervoso, baseado nisso foram desenvolvidas atividades que abordassem a história da comunidade dentro do assunto abordado.  Em um primeiro momento houve o período de sensibilização, realizamos uma dinâmica:  Dividimos a sala em seis equipes e fizemos um jogo de perguntas e respostas. As perguntas foram voltadas para a memória e sensações da comunidade e contextualizadas com o assunto sistema nervoso.Levamos para a sala de aula um encéfalo feito com massa de modelar e os alunos puderam observar as suas partes e funções, dentro do assunto trabalhamos a memória da comunidade e as sensações. Discutimos sobre as sensações em ser quilombola, o que é um quilombo (pois alguns não sabiam), fizemos comparações entre a comunidade antes e agora, a forma de namoro, como eram as festas, o trabalho e falamos também sobre movimentos culturais como o samba de lata.

Após o período de sensibilização iniciamos a ida a campo onde tiramos os alunos do âmbito escolar e levamos para realizar conversas informais com moradores da comunidade. Visitamos várias pessoas, conversamos sobre o distrito, como ele era antes e como foi o seu surgimento e procuramos saber sobre a existência de objetos antigos em suas casas, conseguimos encontrar rádios, espelho e pilão.
Os alunos também levaram maquinas fotográficas e materiais para anotação. Posteriormente eles entregaram um texto contando sobre a experiência vivenciada e sobre os relatos dos moradores relacionando o sistema nervoso com a atividade que realizamos.
Com as fotos conseguidas ao decorrer da atividade construímos em sala um painel: Retalhos da memória. Os alunos levaram retalhos de pano que serviram para a construção do painel e nele anexamos as fotos sobre o projeto.
Alunos obseravndo modelo de um encefalo

Confecção do painel

Dona Olda Freitas nos mostrando seu rádio

Pilão de um dos moradores da comunidade

Potes

Retalhos da memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente!! (palavras de baixo calão ou comentários agressivos, maldosos e fora de contexto serão excluídos)

Assine nossos Feeds